Encontro Gedim - Convidado: Prof. Dr. Décio Bessa (UNEB)
O GEDIM recebeu na tarde do dia 22 de abril o pesquisador Dr. Décio Bessa, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para uma palestra sobre Discurso e Situação de Rua no Nordeste, tendo como base teórico-metodológica a abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica.
O prof. Dr. Décio Bessa foi o primeiro convidado externo de 2021 do encontro entre pesquisadores que visa reforçar laços, comunicação e aprendizagens sobre estudos discursivos realizados em nosso país. O artigo base de leitura foi Linguagem e Situação de Rua, publicado no livro Pesquisas em Análise de Discurso Crítica.
Décio Bessa é professor titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Campus X), universidade onde realizou a graduação Letras, especialização em Linguística Aplicada e especialização em Literatura Brasileira. É Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. E possui pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB); e da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED).
Em um primeiro momento, o professor fez uma explanação teórica da abordagem de Norman Fairclough sobre a Análise de Discurso Crítica, explicitando como cada um dos termos (Discurso, Crítica e Análise) são trabalhados no paradigma de pesquisa. Depois, o professor falou sobre a problemática social da Situação de Rua para então iniciar as análises. Sobre a Situação de Rua, destacamos que desde 2009, Décio desenvolve o projeto de pesquisa Discurso e Situação de Rua, que contou com 19 orientações, nas quais foram e são analisadas como a mídia no nordeste e, nas últimas orientações, mais especificamente em territórios baianos, retrata a situação de rua.
Após a apresentação, os participantes do GEDIM puderam dialogar com o pesquisador, tirando dúvidas e recebendo valiosas contribuições para outras leituras no trabalho com problemas sociais.
Este momento era aguardado pelo GEDIM, devido a admiração que o grupo tem pelos posicionamentos e resultados das pesquisas realizadas pelo professor Décio, ainda pensando na importância desse tipo de abordagem, dentro dos Estudos Discursivos Críticos, num momento de aumento da pobreza e exclusão social no atual contexto brasileiro.