Grupo de estudos sobre o discurso da mídia

Histórico

O GEDIM foi criado pela professora Doutora Micheline Mattedi Tomazi Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 2012 e desenvolve desde então pesquisas no campo linguístico a partir dos discursos inseridos nas mídias com relação à opressão e à violência que envolve gênero, raça e classe social, além de análises acerca dos discursos religiosos e jurídicos. O aporte teórico se pauta principalmente por meio da Análise Crítica do Discurso, uma abordagem sociocognitiva pelo viés do teórico holandês Teun A. van Dijk. O grupo promove interface com outras abordagens linguísticas, baseando-se na multidisciplinaridade permitida e defendida pela ACD.

O grupo está regularmente cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a participação de professores/pesquisadores, inclusive de outros grupos de estudos e de outras instituições de ensino superior e com a participação como colaborador estrangeiro de van Dijk, além de alunos de graduação, de mestrado e de doutorado não só do PPGEL, como de outros PPGs da Ufes.

Esse grupo vem se destacando por suas pesquisas linguísticas sobre o discurso a partir da perspectiva crítica por meio de importantes trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais, publicações em revistas de alto fator de impacto, livros de grande relevância acadêmica e por meio de trabalhos finais orientados e avaliados por grandes nomes do meio acadêmico.  Atualmente o GEDIM possui onze mestres formados com trabalhos relacionados à Análise Crítica do Discurso.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910