Grupo de estudos sobre o discurso da mídia

Estudo sobre mulheres refugiadas na mídia é abordado por doutoranda em podcast

A doutoranda e integrante do Grupo de Estudos sobre o Discurso da Mídia (Gedim/Ufes), Adriana Esperanza, participou do podcast Realidade Capixaba, no qual falou sobre sua pesquisa de pós-graduação em Linguística, intitulada “Mulheres refugiadas e violência contra a mulher: uma análise crítica dos discursos no jornal Folha de Boa Vista”, desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Micheline Mattedi Tomazi.

Adriana coloca em sua pesquisa que: "No contexto latino-americano, a crise migratória venezuelana configura-se como uma das mais expressivas do século XXI. O Brasil consolidou-se como terceiro maior receptor de migrantes e refugiados venezuelanos na região. Observa-se uma progressiva feminização desses fluxos: segundo o ACNUR (2023), 70% dos solicitantes de refúgio no Brasil eram de nacionalidade venezuelana, e entre eles, 48.5% eram mulheres. Contudo, essa presença feminina não representa avanço emancipatório, mas revela inserção em contextos de extrema precariedade laboral, vulnerabilidade social e múltiplas formas de violência. A experiência migratória de mulheres venezuelanas no Brasil é indissociável das estruturas de desigualdade de gênero. A pesquisa "Violência de Gênero, Nacionalidade e Raça/Etnia em Duas Cidades de Roraima" (2020), do UNFPA, (Fundo de População das Nações Unidas)revelou que 40% das mulheres venezuelanas em Roraima foram vítimas de violência de gênero. Sob perspectiva interseccional, fatores como gênero, nacionalidade, condição migratória, classe e raça se sobrepõem, ampliando riscos. Barreiras linguísticas dificultam acesso à justiça e aos serviços de apoio, perpetuando violência estrutural e marginalização socia". Para saber mais, acesse @gedim_ufes.

Em outro momento da conversa no podcast, Adriana que hoje reside no Espírito Santo, também comentou, a partir de sua vivência pessoal como mulher nascida e criada na Venezuela, trazendo uma perspectiva de quem experienciou diretamente a crise humanitária no país. 

 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910