Encontro Gedim - Convidada: profa. Dra. Daniele de Oliveira
![](https://gedim.ufes.br/sites/gedim.ufes.br/files/styles/imagem_conteudo/public/field/image/whatsapp_image_2021-05-06_at_16.54.42.jpeg?itok=VniXBGOV)
O encontro do Gedim recebeu na tarde desta quinta-feira (06/05) a professora Daniele Oliveira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para debater relevantes temáticas como branquitude, racialidade, interseccionalidade, entre outras.
Na oportunidade, a pesquisadora apresentou ao grupo parte da pesquisa que desenvolveu em cooperação durante o estágio pós-doutoral realizado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília sob a supervisão da professora Viviane de Melo Resende.
Tendo como base o artigo “Branquitude, discurso e representação de mulheres negras no ambiente acadêmico da UFBA”, que foi publicado na revista Bakhtiniana pelas professoras supracitadas, o debate proporcionou uma rica troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e estudantes comprometidos com a pesquisa crítica no campo da linguagem.
O Gedim agradece a generosidade e a riqueza dos conhecimentos compartilhados. Gratidão!
“Ser antirracista, para uma pessoa branca num país racista, significa também uma necessária disposição para abrir mão de privilégios de raça” (OLIVEIRA; RESENDE, 2020, p. 163).
Referência:
OLIVEIRA, Daniele de; RESENDE, Viviane de Melo. Branquitude, discurso e representação de mulheres negras no ambiente acadêmico da UFBA. Revista Bakhtiniana, São Paulo, 15 (4): 149-171, out./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47682. Acesso em: 05 maio. 2021.